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O MÁXIMO DE AÇÃO NO MERCADO

Em pleno ano de 2002 ainda existe uma visão distorcida do que seja Telemarketing. Encontramos muitas vezes quem pense que Telemarketing trata-se exclusivamente de vendas por telefone; outras pessoas defendem a diferença entre Telemarketing e Televendas como coisas distintas e não integradas. Tal desinformação pode criar preconceitos e pré-julgamentos, obstruindo a visão do que realmente o Telemarketing tem a nos oferecer.
 
Como conceito, podemos definir que:

O TELEMARKETING COMPREENDE A APLICAÇÃO INTEGRADA E SISTEMÁTICA DE TECNOLOGIAS DE TELECOMUNICAÇÕES, BANCO DE DADOS (DATABASE MARKETING) E SISTEMAS ADMINISTRATIVOS, COM O PROPÓSITO DE OTIMIZAR OS RECURSOS DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO USADOS POR UMA EMPRESA PARA CAPTAR E MANTER CLIENTES.

Todas as empresas utilizam o telefone como ferramenta de trabalho; mas toda vez que utilizamos o telefone no ciclo comercial de forma planejada e sistêmica, este se transforma em ferramenta de marketing, e estamos portanto praticando Telemarketing.

O Telemarketing deve ser encarado como uma poderosa mídia que altera hábitos e comportamentos internos na empresa, acelerando processos de informação e vendas, com reflexos positivos no desempenho comercial. Muito mais do que vendas por telefone, o Telemarketing possui múltiplas aplicações, cada uma delas dirigida a uma fase do processo comercial, que devem ser planejadas e integradas para otimização de resultados; aqui algumas aplicações possíveis:

· Tomada de Pedidos - receptivo
· Informação a clientes e representantes - ativo/receptivo
· Atendimento Pós-vendas (assistência técnica, reclamações)
· Vendas - ligações de rotina a clientes - televendas ativo
· Venda programada, vendas cruzadas - televendas ativo
· Pesquisas de mercado, pesquisa de qualidade de atendimento
· Promoção de Vendas (vantagens negociais/lotes)
· Atualização de Cadastro - clientes ativos e inativos
· Geração de Tráfego de loja (varejo)
· Renovação de Assinaturas/contratos
· Administração Total de Clientes
· Reativação de Clientes inativos
· Prospecção/Qualificação de clientes

Como em toda ação de marketing, o sucesso do Telemarketing depende de muitos pequenos detalhes a serem trabalhados de forma exaustiva. A eficácia e rapidez de resultados está diretamente relacionada com o tempo e dedicação dos profissionais envolvidos na implantação e operação de telemarketing, que devem possuir uma visão global da empresa e a consciência do potencial gerado pela comunicação telefônica, para não correr o risco de utilizar de forma inadequada esta fantástica ferramenta de comunicação com o mercado.

Ao operar um Telemarketing , é fundamental a definição de objetivos, organização e o planejamento adequados - uma ação bem estruturada pode gerar vendas rapidamènte, o que implica uma estruturação e integração de toda a empresa (compras, estoques, faturamento, entrega/distribuição, produção, etc) para atender a um eventual aumento de demanda.

O sucesso de uma ação de telemarketing em uma empresa não preparada pode ser tão ou mais desastroso quanto a inércia de vendas. Vale lembrar que ao levantarmos o fone do gancho estamos iniciando um processo de formação de imagem de nossa empresa no mercado. Uma imagem arranhada por falhas de atendimento dificilmente será recuperada.

Portanto o Telemarketing é muito mais que uma voz bonita atrás de um telefone.
Os cuidados para Implantação e Operação exigem que se observem alguns passos:

DIAGNÓSTICO - análise da estrutura existente do sistema de vendas, histórico de produto, banco de dados existente e equipamento telefônico

PLANEJAMENTO - definição dos objetivos e aplicações do telemarketing, definir o perfil da central de operações (layout, equipamento,linhas, banco de dados, número e Perfil dos Profissionais, cronograma de ações com prazos, metas e responsáveis

PROJETO - arranjo do espaço físico, seleção e integração de pessoal, instalação de equipamentos telefônicos e informáticos,

PREPARAÇÃO - treinamento, ajustes no fluxo de trabalho e informação, divulgação do telemarketing a nível interno e externo, atualização do banco de dados, programação das primeiras ações

ATIVAÇÃO - qualquer operação de Telemarketing consta de duas atividades básicas::

* Rotinas Operacionais (ações sistemáticas e permanentes)
* Campanhas (ações específicas)

AVALIAÇÃO - a análise de resultados e avaliação garante um realinhamento de ações e a total adequação do telemarketing às necessidades de cada empresa; é uma atividade permanente, de vital importância para garantir uma boa relação custo-benefício e o principal, eficácia de desempenho comercial.

O sucesso em telemarketing está intimamente ligada à qualidade do banco de dados - informações completas sobre os cliente, seus gostos e preferências, seus hábitos de compra; garantir uma atualização constante é uma das funções básicas dos profissionais que operam telefone de forma profissional.

Nos últimos anos, acumulam-se os casos bem sucedidos de organizações que enxergaram o potencial do Telemarketing e desenvolveram sua atividade comercial essencialmente via telefone. O telemarketing apresenta-se como excelente alternativa de comunicação com o mercado, pela possibilidade de interação imediata com o cliente, grande alcance, produtividade da venda pela multiplicação de contatos e baixo custo operacional.

O Telemarketing está ao alcance de empresas de todo porte, se adequando a quase os tipos de negócio e ramos de atividade. O futuro é agora; a qualidade de atendimento será medida pelo ganho de tempo proporcionado pelas empresas aos seus clientes, aliados a preços interessantes e qualidade de produtos/serviços. Neste cenário de presente-futuro, toda comunicação com o mercado está dirigida a procurar e informar o cliente onde quer que ele esteja.
O Telemarketing está aí para isso. Aproveite !!

Aplique o princípio da preservação de talento,
Terceirizando o treinamento da sua equipe .
Num mercado cada vez mais competitivo, a especialização é essencial. Cada empresa precisa concentrar toda a sua capacidade técnica e criativa na atividade-fim, de maneira a preservar seu talento essencial.
Tecnologias complementares, também essenciais ao sucesso da empresa, mas que demandam especialização diferenciada, devem ser adquiridas externamente.
Implementar uma solução doméstica para tais atividades, além de oneroso, geralmente é ineficaz. E o treinamento de gerentes/supervisores; uma equipe de vendas ou atendimento a clientes é uma dessas áreas de especialização.
Para atender a essa necessidade, a Maxi-Ação escalou um time de especialistas, que criou um programa completo, capaz de atender a toda sorte de necessidades de desenvolvimento profissional para operadores, supervisores e gerentes.

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